A Tenda
"Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas."
Isaías 54:2
Essa é uma das grandes promessas de Deus, em relação à caminhada em progresso da Igreja de Cristo neste mundo.
Entretanto, para que a Igreja de Cristo seja vitoriosa neste mundo, é também necessário que recebamos esta palavra individualmente, pois nós formamos e somos a Igreja.
Tipo de Moradia
Não temos aqui morada permanente, a nossa moradia está nos céus.
O povo antigo no Velho Testamento, não moravam em casas como as que moramos hoje. O povo era nômade, ou seja, estava em constante peregrinação, por isso habitavam em tendas ou barracas; e montavam e desmontavam as mesmas, sempre que fosse preciso deixar o lugar onde estavam.
Nessas tendas moravam famílias inteiras, e, as vezes hospedavam inesperadamente visitantes. Também armazenavam suas colheitas e mantimentos.
Por isso deviam ser montadas em terreno bem firme, as cortinas deviam ser bem estendidas, as cordas bem alongadas, e as estacas firmadas profundamente no solo; para não correr o risco de desabar quando viesse uma tempestade de areia, muito comum nos desertos.
Alguns moradores cumpriam rigorosamente essas instruções e eram abençoados, os resultados eram bons em todos os sentidos.
Por outro lado, havia os relapsos que não se preocupavam com a segurança da sua habitação, e por isso sofriam as consequências.
Amplia o Lugar da tua Habitação
Os cristãos neste mundo, são também como um povo nômade, peregrino, pois diz a bíblia que não temos aqui, lugar permanente.
A tenda é uma figura da Igreja de Cristo neste mundo, a qual será um dia arrebatada, porque não pertence a este mundo, mas enquanto está neste mundo deve ser bem firmada, para que os vendavais enviados pelo inimigo, não a derrubem.
Igualmente, a tenda é uma figura da vida espiritual do cristão, que um dia mudará de lugar, pois não temos aqui lugar permanente, mas a nossa pátria está nos céus.
Deus quer que a nossa vida espiritual seja ampla.
Assim haverá espaço suficiente para armazenar as bênçãos de Deus, e haverá também, espaço para quando aparecerem os hóspedes.
As cortinas são proteção contra o vento, areia e chuva. As cortinas simbolizam o Sangue de Jesus, o Espírito Santo, a Palavra de Deus e o Nome de Jesus. As cortinas espiritualmente, nos guardam dos ataques do inimigo, dos ventos da adversidade, nos protegem do calor do pecado e do frio da falta de amor.
Há necessidade de força para esticar as cordas, senão ficam frouxas. E isso significaria uma vida espiritual fraca. As cordas simbolizam: a oração, o jejum, o hábito de ler a Palavra de Deus e o hábito de testemunhar nossa vivência cristã. Essas cordas que sustentam a tenda da nossa vida espiritual. Todas as cordas precisam estar bem esticadas. Se uma estiver frouxa, a tenda ficará bamba e instável.
As estacas são simbolizadas pela vivência diária no conhecimento da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Jesus.
Não impeças! Uma ferramenta muito usada para esse impedimento é o desleixo. Não deixe de se esforçar em manter sua tenda firme. Assim sua vida espiritual, sua família, quem estiver por perto precisando de abrigo, não correrá risco!
Atenção!
A tenda depende das cordas.
As cordas dependem das estacas.
As estacas dependem do terreno. (Jesus)
Como está a sua tenda?
Pr. Pedro de Oliveira Rosa
Comentários
Postar um comentário