A Eira - Mensagem

A Eira




"Em sua mão tem a pá e limpará a sua Eira e recolherá no seu celeiro o seu trigo e queimará a palha com o fogo que nunca se apagará". Mateus 3.12

Na Palestina, tanto no tempo do Antigo Testamento como no tempo de Jesus, a subsistência do povo judeu era através da vida pastoril e agrícola. A lavoura era a ocupação cotidiana desse povo. 

Junto dos campos de lavoura havia um lugar especial para onde eram trazidas as colheitas, especialmente o trigo e a cevada para serem debulhados ou trilhados.
Estes lugares especiais denominavam-se "eiras". Em muitos textos a bíblia nos fala das eiras como lugar onde reuniam o cereal para a debulha.
Geralmente a eira era um terreno circular, localizado num lugar plano e alto, onde tivesse bastante vento.
Ali o cereal era ou malhado com varas ou trilhado pelos bois. Os bois arrastavam uma peça de madeira sobre o cereal ao mesmo tempo que era pisado pelos bois.
O cereal assim malhado ou pisoteado, desprendia-se das hastes mas continuava misturado com a palha, sendo necessário separar o grão da palha.

Então entrava em ação a "pá". Com o auxílio da pá, a mistura do grão e palha era jogada para o ar. A palha por ser mais leve, era levada pelo vento, mas os grãos de trigo caíam sobre a eira.

Depois era feita uma limpeza no trigo com uma peneira (Santificação).
O trigo era então peneirado e as pedrinhas ficavam na peneira, porém o trigo caía na eira.
Depois de separado da palha e limpo das impurezas, o trigo devia ser armazenado em celeiros especiais, enquanto que a palha era ajuntada para servir como combustível. A palha para nada prestava senão para ser queimada.

Os cereais eram o bem mais valioso para o lavrador. e quando devidamente armazenados em lugar seco, conservava-se por anos.

Igreja
A eira é também uma figura da Igreja de Cristo, onde existe o trigo e a palha.
O cristão com valores de trigo, quando padejado com a pá da Palavra de Deus, permanece firme, quando atingido pelos ventos da adversidade, permanece inabalável. Mas o Cristão com valores de palha, quando padejado e atingido pelo vento contrário, é carregado facilmente. Palha não tem estabilidade. É levado por todo vento de doutrina.
Mas virá o dia em que o trigo será recolhido para os celeiros celestiais, onde permanecerão para todo sempre, pois tratam-se de um "bem" muito precioso para Deus Pai.
O cristão palha é seco espiritualmente, estéril, sem vida, não se preocupa com as almas que estão perecendo, acham-se aptos a julgar, não oram e não lêem a Bíblia.

O Coração
A eira é também uma figura do coração do cristão, onde existe trigo e palha ao mesmo tempo. Existe as bênçãos de Deus, a Palavra de Deus que cria raízes e as inclinações para o pecado. Para o coração do cristão, sempre é necessário uma separação, uma purificação. É necessário que a palha seja queimada pelo fogo purificador do Espírito Santo, e assim permaneça somente o trigo, as bênçãos de Deus, a Salvação, a fé e os dons espirituais (paz, alegria, esperança, mansidão, amor, obediência, santificação).

A Eira
A Igreja de Cristo e o coração do cristão.

A Pá
A Palavra de Deus

O Celeiro
Os céus e a vida eterna.

O Trigo
Os justos, os salvos e as bênçãos de Deus.

A Palha
Cristãos frios e o pecado no coração.

O Fogo
A purificação do Espírito Santo para que não seja visto o segundo fogo: a grande tribulação para os que não forem recolhidos no celeiro de Deus.

O Vento
Adversidades e tribulações, aflições.

Conclusão
Qual é a nossa condição?
Já fostes purificados pelo sangue de Cristo? Se não... então és palha.

Para pensar: Temos edificado a obra de Deus com material fraco como a palha?

Pr. Pedro de Oliveira Rosa

Comentários

Postar um comentário