O Cego Bartimeu - Devocional

O Cego Bartimeu

Devocional

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Senhor, que eu veja.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

Marcos 10:46-52

Na tradução bíblica "Versão Revista e Corrigida", lemos que Bartimeu falou: "Senhor que eu veja".
Porém na "Versão Atualizada" lemos: "Que eu torne a ver". Isso nos dá a entender que Bartimeu não era cego de nascença, mas que ficou cego por algum acidente ou doença. Agora a sua petição era, que Jesus fizesse o milagre de devolver-lhe a visão.
Bartimeu certamente já havia contemplado e conhecido as maravilhas da visão perfeita. Já houve um tempo que ele pôde ver a luz e as cores.
Porém um dia, por algum motivo que não está relatado, Bartimeu perdeu a visão.
Não se sabe quanto tempo ele esteve mergulhado nas trevas, mas deve ter sofrido muito. Já pensou nas coisas que deixaríamos de fazer se perdêssemos a visão? Coisas que nos são tão simples e corriqueiras? Até necessárias?
Sofre mais aquele que já experimentou um benefício e depois o perde, do que aquele que nunca experimentou tal benefício.
Mas chegou o dia em que Bartimeu tornou a ver.

Ouvindo que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim."
A Palavra de Deus é vida. Quando ela é mencionada com fé, algo acontece.

Assim como Jesus passou por aquela rua em Jericó naquela ocasião, hoje Ele está passando neste endereço aonde você está, mediante a explanação da sua Palavra.
Quem sabe quantas vezes Jesus tem passado por nós, em nossa vida e não temos percebido?
Bartimeu certamente, além de cego, era pobre, maltrapilho e malcheiroso porque vivia nas ruas.
Todo aquele que ainda não se encontrou com Jesus, pode ser até um rei, perante Deus é como Bartimeu: cego espiritualmente. Não enxerga as belezas da vida espiritual. É pobre porque não vê o que são as riquezas para Deus. É maltrapilho e malcheiroso espiritualmente. A Palavra de Deus diz que: "as nossas próprias justiças são como trapos de imundície". Mas quando encontramos a Cristo, somos vestidos com vestes de justiças e passamos a ter o bom cheiro de Cristo.

Quando Bartimeu ouviu a Jesus, começou a clamar: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim" É exatamente o que nós temos que fazer.
Talvez no nosso caso, o que nos leva à escuridão pode ser um problema insolúvel pra nós (que só nós temos ciência de sua magnitude), uma enfermidade, ou até mesmo uma renovação espiritual (lá de dentro, da nossa raiz, de onde vem a vida em nós).
Jesus espera que chamemos por Ele. Não é por acaso que ele passa hoje pelas vielas da nossa vida.
Quantas vezes podemos deixar de ser abençoados, por não chamarmos por Ele? Hoje é um dia de grande oportunidade que Deus nos dá.

Bartimeu quando percebeu Jesus, não deixou passar, não perdeu tempo. A oportunidade que temos é agora. Quando Jesus ouviu Bartimeu, mandou chamá-lo. Alguém se aproximou de Bartimeu e disse: "Tem bom ânimo! Levanta-te que Ele te chama"

Jesus hoje nos fala o mesmo: "Tenha bom ânimo"

Enquanto há vida, há esperança. Se Deus permitiu a você chegar até aqui, mesmo com lutas e privações, é porque Ele tem coisa melhor pra você hoje.

Bartimeu lançando de si sua capa, foi ter com Jesus. É isto que temos que fazer, lançar de nós tudo que nos impede de ir até Jesus.

"Que queres que eu te faça?" Disse Jesus.
"Que eu torne a ver". Disse Bartimeu.

O que será que nos fez perder a visão?
Qual benefício perdemos ao longo da vida?
À quanto tempo?
Não precisamos continuar assim. Jesus está próximo. Talvez em uma rua paralela à nossa, talvez do outro lado da calçada mais a frente. É só chamarmos. Ele nos ouve.

"Vai. A tua fé te salvou, e logo tornou a ver, e seguiu  Jesus pelo caminho".

Pr. Pedro de Oliveira Rosa




Comentários